Page 1 of 4 123 ... LastLast
Results 1 to 10 of 34

Thread: Tutorial iBot - Faça seu Primeiro Script 100% AFK - Iniciantes

  1. #1
    iBot User
    Join Date
    Mar 2012
    Posts
    37
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    5 Post(s)
    Reputation
    20
    Rep Power
    5

    Tutorial iBot - Faça seu Primeiro Script 100% AFK - Iniciantes

    Bom galera primeiro vou me apresentar.
    Meu nome é Elias Giombelli "Giombelli", uso bot desde que ouvi falar de Tibia lá de 2002 em diante ou seja usava o NG, passei pelo Elf, pelo Neo pelo Red e agora estou no iBot, com isso aprendi algumas coisas umas fuçando outras pedindo dicas e outras lendo tutoriais, e quando eu aprendi eu li esse tutorial aqui que estou passando para vocês, ou seja apenas tenha calma leia e tente entender pois foi assim que eu aprendi a fazer script pela primeira vez, ele é básico apenas como criar waypoint na sequencia ele não tem todo aquele esquema de abrir BP's, Depositar Loot's avançados, pois acho que tem muita gente que não sabe oque faz cada waypoint então vou ensinar a vocês, já trabalhei com vendas de script em outros bot, mas devido a falta de tempo parei com isso e vou disponibilizar para vocês os scripts que eu fizer 100% AFK e outros Tutoriais.

    Bom Chega de Conversa e vamos ao que interessa.


    Tutorial iBot
    Faça seu Primeiro Script 100% AFK

    1. COMO FUNCIONA
    O sistema de cavebot pode ser usado por usuários avançados e regulares. Ele pode realizar tarefas simples como andar pelo mapa e subir e descer escadas, mas também pode realizar tarefas difíceis como comprar potions, guardar dinheiro no banco, vender loot e muito mais.
    Os exemplos a seguir irão ajudar a criar um script simples com algumas das características citadas acima.
    IMPORTANTE: Tenha certeza que você configurou seu Targeting corretamente para atacar os monstros encontrados no caminho.

    2. CRIANDO WAYPOINT
    Para começar, abra a árvore do Cavebot no menu Extras. Vá em Waypoint. Ira abri uma nova janela com varias funções para criar um novo waypoint você deve apenas clicar no waypoint desejado (Stand, Node, Use Action, etc...). Como você pode ver, é muito fácil criar waypoints. Existem alguns tipos de waypoints disponíveis para você escolher e definir o seu loop de andar ou caminho:

    Vou Explicar cada um aqui:

    Stand: O bot vai tentar ficar nessa posição, mesmo que seja interrompido ao longo do caminho. Certifique-se de utilizá-las para andar em escadas, rampas e buracos (colocando o ponto de passagem nesses locais, alterando a colocação) é porque você não quer que esses locais chave sejam ignorados.

    Node: O bot vai tentar ficar nessa posição, a menos que já tenha andado por perto desta posição recentemente, o intervalo pode ser especificado pela configuração 'NodeRange'.
    Note que você deve usar 'Stand' waypoints perto de Ropes/Shovels/Interação com NPC etc.

    Walk: O bot vai tentar caminhar para essa posição. Se for interrompido ao longo do caminho, ele não vai repetir, mas sim avançar para o próximo waypoint em sequência.

    Rope: O bot vai passar ao lado desta posição e utilizar uma corda sobre ela, através de uma tecla de atalho(hotkey) ou caso contrário se encontrá-lo em suas janelas abertas.

    Shovel: O bot vai passar ao lado desta posição e usar uma pá sobre ele, se o local está fechado, através de uma tecla de atalho(hotkey) ou caso contrário se encontrá-lo em suas janelas abertas.

    Ladder: O bot vai passar ao lado desta posição e dar 'use' na sobre a escada. Você não deve colocar um stand waypoint perto do local da escada que precede ao waypoint.

    Use: O bot vai passar ao lado desta posição e dar 'use' no item que estiver na posição dele. Lembrando que para que funcione o ultimo waypoint criado (node ou stande) deve estar na tela

    Action: O bot irá executar o script de ação fornecido. Você pode fazer coisas tais como contagem, depositando o dinheiro e itens, a compra de itens, ou fazer desvios condicionais por meio de rótulos(labels) e ao comando 'gotolabel' script.

    Pick: Mesmo sistema da rope e shovel usar sua pick em um determinado local.

    Machete: Mesmo sistema da rope, shovel e pick usa um machete em determinado local.




    O novo waypoint vai ser inserido na lista, para ativar o cavebot você deve simplesmente clicar ao lado de 'CavebotEnabled' e selecionar 'Yes'.


    3. COMO SUBIR/DESCER ESCADAS, RAMPAS OU BURACOS
    Agora você também pode usar a lista de direções para criar waypoints em volta de você, e não somente onde você está. Por exemplo, para descer em um buraco, se posicione ao sul do buraco e mude a lista de direções para 'North'(Norte) e selecione Stand waypoint. A mesma lógica se aplica para rampas, escadas, teleportes, etc. do mesmo modo.
    Lembre-se de trocar a direção para "My position" se você não quiser que os próximos waypoints que você criar sejam a 1 SQM na vertical.

    4. COMO PASSAR POR PORTÕES E ABRIR PORTAS
    Faça um waypoint perto da porta/portão e em seguida cria um "Use" waypoint no SQM que está localizada a porta/portão.
    Lembre-se de que se você for usar um "Use" para abrir portas, elas já podem estar abertas fazendo com que seu bot feche as portas. Você também precisa criar um stand waypoint perto dessa porta.

    5. CRIANDO O PRIMEIRO SCRIPT
    Vamos começar a criar o primeiro script, para exemplos vamos usar a Darashia Rotworm Cave.
    5.1 - Crie waypoints por toda a cave. Use Node ou Stand quando você julgar necessário fazendo ele da uma volta por completo na cave ou no caminho que você deseja fazer na cave.
    .
    Action scripts
    Action scripts deixam você criar um comportamento personalizado, seja explícito ou condicional dependendo de certos fatores. Como foi dito antes, esse script é entendido como uma simplificação das hotkeys que devem ser inseridas somente uma por linha. De maneira geral, você também terá a referência de waypoints se quiser que o action script decida um determinado curso na sua trajetória. Para fazer isso, os rótulos (labels) são usados. Você pode rotular todos os waypoint com um nome (é melhor não usar espaços), para ajuda-lo melhor a lembrar se ela é ou deve ser referenciada a partir do action script em algum ponto mais tarde.

    5.2 - Rotule o primeiro waypoint que você criou para 'Start' (sem os apóstrofes)
    Para rotular waypoints, você deve simplesmente clicar uma vezes com o botão direito no nome do waypoint (Onde aparece w000: **** 0 0 0 0). Com isso você poderá alterar o nome do waypoint selecionado. Simplesmente digite um nome para se lembrar mais tarde.

    5.3 – Criando uma 'Action' no final da lista
    Agora que você já fez isso, vamos criar um action script no final do seus waypoints. Faça isso clicando no último waypoint da sua list e crie um waypoint do tipo 'Action'. Caso aconteça de ele não ficar por ultimo, clique nele e arraste para baixo do último waypoint.
    Apos fazer os passo acima, clica uma vez com o botão direto do mouse no 'Action' waypoint que você acabou de criar (No campo em branco ao lado do nome). Você vai notar que uma nova janela vai se abrir 'Edit' com um campo em branco. Isso é onde você pode adicionar seus comandos personalizados e também alterar a posição do waypoint e até mesmo o tipo de waypoint!! (Nota: isso serve para todos os tipos de waypoints). No nosso caso, vamos fazer o personagem voltar ao waypoint que foi rotulado 'start' se a capacidade for maior ou igual a 250. Para fazer isso, irá digitar o seguinte comando no script de ação:

    wait(200,500)
    if cap <= 250 then
    gotolabel ('Start') end
    wait(200,500)


    Esse comando é composto de uma condicional 'if $cap >= 250' que então se satisfeito (somente se sua capacidade for maior ou igual a 250) executará o comando 'gotolabel ('Start')'.

    5.4 - Faça uma trajetória de volta até a superfície após o Action waypoint que nós acabamos de criar
    Até agora, nós criamos uma lista de waypoints e um action condicional que vai reiniciar a lista de waypoints se sua cap for maior ou igual a 250. Atualmente, se o nosso cap for abaixo de 250, o condicional não estará satisfeita e o comando gotolabel 'start' não será executado fazendo com que o cavebot pule para a próxima linha, que não é nada, e, portanto, fim. Quando um script acaba deste modo, ele vai para o próximo waypoint. Agora, não há nada após o action waypoint então o próximo waypoint seria o início do loop também. Isto precisa ser mudado.

    5.5 - Ande até o banco em darashia e crie um 'Stand' Waypoint em um distância que você possa falar com o npc.
    Se nós fizermos uma trajetória de volta a superfície seguido do action script, essa trajetória vai ser seguida se nossa cap for menor que 250.
    Se uma trajetória para voltar à superfície foi criado corretamente, estamos agora a nível de superfície, preparado para fazer qualquer coisa que quisermos. Como estávamos perto de atingir o nosso limite de capacidade, nós provavelmente precisamos depositar o nosso gold e vender os itens foram coletadas para que o personagem possa caçar mais tempo quando voltar. Para isso, precisamos primeiro andar ao NPC do banco em Darashia.

    5.6 - CRIE UMA ACTION WAYPOINT SEGUIDO DE UM STAND QUE VOCÊ ACABOU DE CRIAR PERTO DE UM BANCO.
    Code:
    say('hi')
     wait(300,650)
     npcsay('deposit all')
     wait(300,650)
     npcsay('yes')
    ou
    Simplesmente
    Code:
    depositall()
    O comando 'say' fala textos na janela Default, e o 'npcsay' fala textos na janela NPC's..

    Isso normalmente irá funcionar, mas pode ocorrer alguma complicação ou erro, então nós também podemos adicionar um código para verificar se estamos na posição correta antes de executar esses comandos. Por exemplo, Se o caminho estiver obstruído e de alguma forma não conseguiu chegar perto do NPC, seria tolice dizer apenas os comandos no meio do nada. Poderia ser ainda pior se estivéssemos tentando jogar algum loot que fosse em uma determinada posição, e nós realmente não foram capazes de chegar lá. Esse loot seria simplesmente jogador em algum lugar onde você estivesse. Para evitar esta situação, podemos colocar o comando 'istlocation()' que deve vir logo no início do action script para pular para o próximo waypoint, e não executar o resto do script se não estivermos no local que o waypoint foi criado. Daí, o nosso script de ação completo pode ser algo como isto:
    Code:
    if islocation() then
    say('hi')
     wait(300,650)
     npcsay('deposit all')
     wait(300,650)
     npcsay('yes')
    end
    Se tudo correr bem, após a execução, o seu personagem deverá ter depositado todo o seu gold para o banco.

    5.7 CRIE UM STAND WAYPOINT PERTO DO NPC QUE COMPRA E VENDE ARMAS AO SUL PERTO DO FINAL DO MERCADO DE DARASHIA
    Agora devemos vender as maces que nós coletamos para ter mais capacidade. O NPC para fazer isso é o que está no final do mercado ao sul de Darashia, então ande até ele.
    A seguir o action script para interagir com ele:
    Code:
    say('hi')
     wait(300,560)
     npcsay('trade')
     wait(300,560)
     sellitems(3038,100)
     wait(300,560)
    Para iniciar a compra e venda com o NPC e então vender todas as maces que você carrega.

    5.8 CRIE UM ACTION PARA DEPOSITAR O GOLD QUE VOCÊ GANHOU VENDENDO AS MACES.
    Agora, você pode depositar o dinheiro que você conseguiu vendendo os itens, porém, seria mais útil se você movesse seus waypoints para vender os itens e depois depositar todo o dinheiro. Então você não perderia tempo, após fazer tudo isso, você deve fazer o caminho de volta para a cave onde estava caçando.

    5.9 VOLTANDO PARA A CAVE
    Vá até o buraco de sua cave e fique ao norte dele. Então troque a direção do próximo waypoint que ira criar para o Norte e crie um Stand waypoint. Troque novamente a posição do próximo waypoint para 'My Position'. Seu último wayopint criado vai voltar para a cave (se não, crie mais waypoints até voltar onde você estava caçando). Quando executado, após rodar o último waypoint o cavebot volta para o primeiro, resetando o loop, entao seu cavebot voltará a caçar novamente.
    Parabéns! Você acabou de criar seu primeiro waypoint. Também é preciso dizer que para ligar o cavebot, modifique a opção 'CavebotEnabled' para 'Yes'. Não se esqueça de configurar seu Targeting para atacar os monstros corretamente e configurar os Alertas.


    OBS:

    Caso gostem do tutoria comentem deem REP+ que irei fazer scipts's e novos tutoriais para vocês
    Last edited by Giombelli; 10-01-2012 at 09:00 PM.

  2. #2
    Normal User
    Join Date
    Aug 2012
    Posts
    15
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    Reputation
    10
    Rep Power
    5
    irado, parabéns!!!

  3. #3
    Normal User
    Join Date
    Sep 2012
    Posts
    1
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    Reputation
    10
    Rep Power
    5
    boa man ajudo muito

  4. #4
    Banned
    Join Date
    Jul 2012
    Location
    Santa Cruz do Sul - RS
    Posts
    867
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    Reputation
    21
    Rep Power
    0
    Só uma correção, na action,

    Code:
    wait(200,500)
    if $cap >= 250 then gotolabel ('Start') end
    wait(200,500)
    o iBot não utiliza como no neo o $ antes das variaveis. E também o sinal >= assim está sinalizando para Maior ou Igual o certo é <= para Menor ou Igual. No ibot utilizamos apenas assim,

    Code:
    wait(200,500)
    if cap <= 250 then 
    gotolabel ('Start') end
    wait(200,500)
    No resto, o tutorial está muito bom, parabéns pela iniciativa.

  5. #5
    iBot User
    Join Date
    Aug 2012
    Posts
    1
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    Reputation
    10
    Rep Power
    5
    usei seu tutorial e pego direitinho +REP pra vc

  6. #6
    iBot User
    Join Date
    Mar 2012
    Posts
    37
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    5 Post(s)
    Reputation
    20
    Rep Power
    5
    vlw qlq duvida so pedir ai

  7. #7
    Normal User shouta's Avatar
    Join Date
    Sep 2012
    Posts
    8
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    Reputation
    10
    Rep Power
    5
    no caso:
    wait(200,500)
    if cap <= 250 then
    gotolabel ('Start') end
    wait(200,500)
    teria alguma forma de adicionar para quantidade de MP?

    muito bom o post

  8. #8
    Normal User
    Join Date
    Sep 2012
    Posts
    2
    Mentioned
    2 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    Reputation
    10
    Rep Power
    5
    no caso :
    wait(200,500)
    if cap <= 250 then
    gotolabel ('Start') end
    wait(200,500)

    como colocaria para strong mana potion ?

  9. #9
    Banned
    Join Date
    Jul 2012
    Location
    Santa Cruz do Sul - RS
    Posts
    867
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    Reputation
    21
    Rep Power
    0
    Quote Originally Posted by Y2Quake View Post
    no caso :
    wait(200,500)
    if cap <= 250 then
    gotolabel ('Start') end
    wait(200,500)

    como colocaria para strong mana potion ?
    PHP Code:
    wait(200,500)
    if 
    itemcount('strong mana potion') <= 250 then 
    gotolabel
    ('leave')
    else
    gotolabel('Start')
    wait(200,500

  10. #10
    Normal User topozao's Avatar
    Join Date
    Aug 2012
    Posts
    1
    Mentioned
    0 Post(s)
    Tagged
    0 Thread(s)
    Quoted
    0 Post(s)
    Reputation
    10
    Rep Power
    5
    boa amigo ajudo bastante REP+++

Posting Permissions

  • You may not post new threads
  • You may not post replies
  • You may not post attachments
  • You may not edit your posts
  •